URBANO Geo®

Ligue para (11) 4990-1811

Conheça nosso Sistema de Informações Geográficas





1. Objetivos do URBANO Geo®

O URBANO Geo® trata-se de um Sistema de Geoprocessamento que possui como características determinantes a operação de bancos de dados que possuem referência geográfica, denominados dados georreferenciados, ou seja, que são associados à sua localização espacial. Seus principais atributos, conforme pesquisa do BNDES, representam entre 70 e 80% das informações utilizadas pelas Prefeituras. Estes dados, nesse caso, tratando-se de gestão tributária, são aqueles que compõem a base cartográfica do município e que, direta ou indiretamente, constituem-se como características dos imóveis e influem na formação dos valores venais.

Como ferramenta URBANO Geo® pode ser aplicada, por exemplo, em um levantamento cadastral de propriedade ou a uma Planta de Valores Georreferenciados. Os principais atributos que poderão ser associados à base cartográfica são: dados cadastrais relacionados a lotes ou glebas, quadras e logradouros e correspondem a informações obtidas a partir de levantamentos cadastrais de imóveis, atividades comerciais, infra-estrutura urbana, equipamentos e serviços públicos além de informações sócio-econômicas.

O processamento eletrônico e georreferenciado dos dados servirão de subsídio para as ações estratégicas e de planejamento corporativo. Para tanto, através do URBANO Geo® os mapas temáticos são gerados automaticamente pelo sistema. Assim é possível a geração de consultas baseadas em dados tabulares, que contem informações gerenciais e administrativas, em conjunto com os dados espacializados, permitem a visualização espacial as análises realizadas.

A elaboração de análises em um Sistema de Informação Geográfica (SIG) como o URBANO Geo® permite ir além da visualização espacial do conteúdo do banco de dados tabular, possibilita também o fluxo de informações constantes do banco de dados cadastrais para a forma de mapa e fazer o caminho inverso, atualizando o banco de dados através dos mapas.

Em síntese, o URBANO Geo® é um recurso de informática que integra bases de dados de origens distintas, sobre uma base cartográfica. Lembramos que os dados associados aos elementos da base cartográfica, não se restringem apenas a dados alfanuméricos, mas a qualquer tipo de informação, desde que digitalizada, adequada e compatível com o SIG em uso. Lembrando que a base cartográfica deve ter sido CONSTRUÍDA COM A FINALIDADE DE INTEGRAR UM SIG ou deverá ser preparada para esta aplicação, o que, em certos casos, pode conduzir à decisão de construção de uma nova base cartográfica. Por isso a implantação de um sistema de geoprocessamento como o URBANO Geo®, independente do tipo de serviços solicitado pode exigir a obtenção de uma imagem aérea, a partir da qual será gerada de uma base digital especialmente para sistema e de acordo com o interesse do Contratante.

Com a finalidade de modernização da gestão tributária municipal o URBANO Geo® possui recursos aplicados ao cadastro imobiliário e à planta de valores que irão conferir ao sistema a agilidade, confiabilidade, transparência e, enfim, a justiça fiscal no lançamento de tributos, com maior eficiência e REDUÇÃO DE PERDA DE RECEITA.



2. Características do URBANO Geo®

O sistema URBANO Geo® inova em sua estrutura. É um dos únicos softwares de geoprocessamento voltado ao poder público municipal que conta com ferramentas de desenvolvimento e manutenção da base cartográfica e customização e implantação de novos módulos ao sistema já em uso. Isto é, o sistema URBANO Geo®, possui interface amigável e possui características de free-softwares possibilitando ao Administrador do sistema, inserir novos dados tabulares e espaciais ao programa, criando relacionamentos topológicos e regras de bancos de dados, TAREFAS NÃO EXISTENTES nos sistemas de geoprocessamento de mercado.

O Sistema de Informação Geográfico Municipal, denominado URBANO Geo® poderá ser constituído por um conjunto de aplicativos que acessam o Banco de Dados Geográfico Municipal conforme o tema de interesse.

O banco de dados do URBANO Geo®poderá ser integrado a quaisquer SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCOS DE DADOS a ser utilizado pela Prefeitura, garantindo acesso através de interface ao usuário logo na entrada do sistema.

As tabelas relacionais do banco de dados manterão as informações textuais e gráficas, em um único ambiente, de forma a garantir a concorrência das operações de consulta e atualização, a recuperação de falhas e os procedimentos de gravação de arquivos de segurança.

Adicionalmente, o banco disporá de estruturas de acesso espaciais para recuperação indexada de elementos, dada sua localização geográfica, e CONTROLE COMPLETO DE PERMISSÕES DE ACESSO. O software ainda possibilitará o conhecimento do histórico de acessos dos usuários.

O sistema permite ao usuário o processamento em tempo real dos dados incluídos no sistema, além de impressão remota através de qualquer ponto da rede para qualquer impressora disponibilizada. Disponibilizará ainda que o usuário defina suas preferências para geração de relatórios.

A consulta aos dados alfanuméricos e espaciais, será simultânea e executada através de várias chaves de pesquisa disponibilizadas no software oferecido pela contratada.

Serão migrados para dentro do sistema os dados tabulares pré-existentes do Município. Quanto aos dados vetoriais, serão importados para o sistema URBANO Geo® todos os layers (camadas de informação) que estiverem em formato SHAPE FILE.

Serão realizados testes de consistência entre os dados tabulares e os dados vetoriais inseridos no sistema, para que, com o treinamento, a própria equipe técnica da Prefeitura Municipal poderá corrigi-los como extensão do treinamento aplicado.

Previamente, podem ser considerados como fatores determinantes ao sistema os seguintes layers: Zonas, Distritos, Setores, Quadras, Lotes e Trechos de Logradouros.

Os aplicativos que integram o Sistema de Informações Geográficas serão executados em rede, na condição de cliente do servidor de banco de dados. Os aplicativos poderão ser utilizados em modo concorrente e possuirão funções para manutenção das tabelas constituintes Banco de Dados Geográfico, para consulta gráfica ou por atributos e para visualização integrada de mapas, imagens, quando existentes para a área visualizada, e dados alfanuméricos.



3. Funcionalidades do URBANO Geo®

Processamento de informações temáticas - Editar, importar e manipular cartas temáticas na forma vetorial ou matricial, incluindo edição por mesa digitalizadora ou interativa utilizando imagens como fundo. O sistema deve permitir a manutenção de topologia, modelando regiões por estruturas arco-nó, de forma a evitar a manutenção de informações em duplicata nas fronteiras das regiões (polígonos).







Análise geográfica - Permitir a combinação de informações obtidas a partir de cartas temáticas e modelos digitais de terreno, e utilizando modelos de análise geográfica (operações aritméticas e lógicas) gerar novas informações.







Pesquisa de objetos por atributo - Pesquisar um objeto geográfico a partir de qualquer informação sobre ele contida no Banco de Dados. Por exemplo, identificar e visualizar uma edificação pelo seu número de inscrição;







Pesquisa de objetos por propriedades espaciais - Pesquisar objetos geográficos a partir de suas propriedades espaciais. Por exemplo identificar e visualizar objetos com uma área definida, localizado em uma região geográfica ou a uma distância determinada de outro objeto ou feição geográfica;







Seleção das informações a partir de chaves - Selecionar informações do imóvel a partir do código do imóvel, endereço ou nome do proprietário, visando a simples consulta, emissão de certidões, laudos e normas de uso;







Visualização da base cartográfica - Visualizar qualquer combinação de camada da base cartográfica, utilizando ou não o mosaico de imagens como fundo, permitindo a seleção da área geográfica e escala de apresentação;







Visualização de informações a partir da base cartográfica - Permitir a visualização imediata dos atributos de cadastro de qualquer elemento da base cartográfica, identificado por apontamento, e vice-versa;







Modelagem de REDES - Digitalizar linhas e nós de uma rede, modelar a rede associando objetos e definindo de impedâncias e demandas, executar algoritmos de Custo Mínimo, Alocação de Recursos e Análise de Localização P-Mediana;







Emissão de documentos cartográficos - Emissão de mapas compostos por combinações de elementos da base cartográfica, selecionadas por quaisquer das funções anteriores, em formatos variando de A4 a A0;







Exportação e Importação para diversos formatos - o sistema fornece interfaces para exportação de mapas temáticos, consultas e layers, para os formatos dxf (Auto Cad) e shp (Esri – ArcMap), além de possibilitar a exportação para diversos formatos de imagens comerciais.







São inúmeras as funções desenvolvidas e em desenvolvimento pela CTAGEO no sistema Urbano Geo®, foram citadas algumas das mais importantes, contudo, para conhecer melhor o sistema solicite a apresentação ou um programa demonstrativo, estamos a disposição para esclarecimentos.





























4. Ferramentas de Desenvolvimento

Desenvolvido com Delphi 7 e Banco de dados Mysql.











Geoprocessamento Online







Você já Ouviu falar em Geoprocessamento Online?

A CTA desenvolveu um projeto juntamente com a prefeitura de Ariquemes,o qual evidência os lotes, Ortofotos, postos de Saúde, de Educação e muito mais.

Clique Aqui e Veja o Projeto

Inserido em 24/01/2015 às 19:55:54h

Rua Dona Elisa Flaquer, 100 - Conj. 702
Centro - Sto André – SP
CEP 09020-160
Fone: (11) 4990-1811
Contato: atendimento@ctageo.com.br

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Copyright - 2014 - 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768 ou superior